top of page
  • Foto do escritorMarcella Maia

Almoço na Oliq, fazenda produtora de azeites na Serra da Mantiqueira

Recentemente estive explorando algumas delícias da Serra da Mantiqueira, no último post contei sobre minha estadia no Roots Resort em Monte Verde, e hoje vim contar como foi minha experiência gastronômica na fazenda de oliveiras e produtora de azeites, Oliq, em São Bento do Sapucaí, SP.

A arquitetura elegante da Oliq totalmente integrada com a natureza em volta.


Localização:

Localizada a 215km do centro de São Paulo, numa "península" entre o sul de Minas e o Estado de São Paulo, pertinho de Campos de Jordão e Santo Antonio do Pinhal, a Oliq possui dois acessos: uma estrada de terra e uma de asfalto. Porém ambas são estradas rurais, então uma boa dose de espírito aventureiro off road é necessária! rs Para não se perder, use o Google Maps, não tem erro. Chegando lá você entende que o trajeto também faz parte do passeio, aprecie as vistas da Serra da Mantiqueira e vá sem pressa!


Visitação e tour guiados:

A Oliq está aberta de quarta a segunda-feira, das 10 às 17h, com visitas guiadas ao lagar - unidade de fabricação de azeite- que compreendem a apresentação do olival, bem como do processo de cultivo de oliveiras e de extração de azeites de oliva e de abacate. O tour conta ainda com uma sessão de degustação de azeites, seguindo os protocolos de distanciamento e segurança.

As visitas guiadas acontecem de hora em hora das 10h às 15h (valor R$ 39,00).

Para reservar sua visita clique aqui.

Vista do olival com mais de 10 mil oliveiras.


Os azeites:

A Oliq produz dois tipos de azeites, o de oliva e o de abacate. E desde 2017 que eles lançaram azeites aromatizados com produtos de suas próprias fazendas: Limão Siciliano, Alecrim, Pimenta Dedo de Moça, Café e Manjericão. Os ingredientes são colocados no azeite e, após 24 a 48 horas, são filtrados. Com isso, os óleos essenciais são absorvidos e todo o sabor e aroma são concentrados no azeite, sem que este perca sua integridade.

A acidez dos azeites fica em 0,2% (para ser considerado extravirgem, um azeite deve ter a acidez menor ou igual a 0,80%), quanto menor a acidez mais "puro" é o azeite.



Restaurante e lojinha:

O lema de Oliq é de que a excelência da qualidade de seu azeite conta tanto quanto o modo de produzir. A cada safra, além do azeite tem ser bom e gostoso, a Mantiqueira tem de ser preservada, sua rica cultura precisa ser valorizada e o desenvolvimento local impulsionado. E isso é sentido a todo momento.


No menu do restaurante, enxuto e sazonal, os ingredientes frescos e cultivados na região são os destaques. Os pratos principais, assim como as saladas, são finalizados cada um com um azeite aromatizado especialmente para harmonizar com o prato escolhido.

Salada da horta finalizada com azeite extravirgem.


Desde a carta de drinques com cervejas, vinhos e até gim da Mantiqueira, até os queijos, geleias e doce de leite, são de produtores locais, o que torna a experiência ainda mais autêntica e única!

Gim Butterfly (de coloração roxa) e cerveja Zalaz, ambas da Serra da Mantiqueira.


Para começar, pedimos uma tábua de queijos e embutidos e uma degustação dos azeites com os pães da casa, que super recomendo pois já de cara você mergulha no universo dos azeites e descobre os diferentes sabores e aromas na degustação às cegas, divertida e deliciosa!


De prato principal escolhi o cordeiro com legumes assados, finalizado com azeite de pimenta do reino, em uma belíssima apresentação. Infelizmente ninguém conseguiu reservar um espaço para a sobremesa (já um bom motivo para voltar rs), mas como não sou boba nem nada, comprei o doce de leite da Oliq que é simplesmente divino!


E por falar em comprar, na lojinha ao lado do restaurante é possível levar esses sabores incríveis da Mantiqueira para casa! Eles vendem não só os produtos feitos na Oliq como os desses produtores parceiros (cervejas, geleias, gim, vinhos e queijos). A vontade é de levar tudo!



Por enquanto, a Oliq não possui planos de abrir seu próprio hotel (infelizmente, pois a julgar pelo bom gosto das instalações, seria um super hotel). Porém, há varias pousadas charmosas e chalés na região para quem quiser aproveitar mais as outras delícias da Serra da Mantiqueira. A Trip pode organizar para você um super roteiro pela região para desbravar vinícolas, queijarias, cervejarias e destilarias locais. É daqueles roteiros gastronômicos para gourmand nenhum botar defeito! ;)

Será que eu fiquei feliz em conhecer a Oliq? rs ;)

bottom of page