top of page
  • Foto do escritorMarcella Maia

Top 5 pizzarias no Rio de Janeiro


Tudo termina em pizza! É impossível passar batido por essa típica frase que nos remete às deliciosas redondas em seus mais variados sabores. Uma das comidas mais democráticas que conhecemos, é possível encontrar opções magníficas nos quatro cantos do mundo, como mostrou o 50 Top Pizza - prêmio que consagrou as cinquenta melhores redondas do mundo, com direito a três brasileiras na lista. No entanto, se você mora ou está com viagem marcada para a Cidade Maravilhosa, não deixe de conferir as cinco pizzarias imperdíveis no Rio de Janeiro. Atenção! Forte risco de terminar esse post com fome de pizza! :)





Foto: Divulgação

Como manda a tradição napolitana, as pizzas da Ella são feitas para comer com a mão. Uma das pizzarias mais famosas da cidade, que inclusive já ganhou o título de Melhor Pizza do Rio pelo Veja Comer & Beber em 2018 e 2019, ela fica em um charmoso casarão no Jardim Botânico desde 2017. Fiéis à tradição, a massa da casa leva apenas água, farinha italiana e fermento natural. Ao todo, o processo de fermentação leva, no mínimo, 48h, deixando-a bem macia e elástica.


A Ella, comandada pelo chef Pedro Siqueira e pelo Chef e Pizzaiolo Raimundo do Vale, resgata os tradicionais sabores italianos em seu cardápio, como a Calabresa (molho de tomate próprio, linguiça calabresa, scamorza defumada e cebola caramelizada), Olha Ella Carbonara (base de duas scamorza - normal e defumada- com grana padano, bacon crocante, ovo estalado e broto de salsa) e Cabra (nosso molho de tomate, abobrinha, queijo de cabra, grana padano e tomate cereja)





Foto: Divulgação


Em um autêntico forno Izzo italiano, saem deliciosas pizzas de longa fermentação na Casa Camolese, no Jockey. Bem fininhas e com as bordas mais altas, tipicamente napolitanas, o restaurante oferece oito sabores ao todo, incluindo opções vegetarianas, como Quatro Queijos (molho de tomate, mozzarella de búfala, scamorza defumada, gorgonzola e queijo de cabra), Pomodorino & Burrata (molho de tomate, mozzarella de búfala, tomatinhos, burrata, pesto) e Del Bosque Trufada (molho de tomate, mozzarella de búfala defumada, cogumelos, trufas, alho e salsa).



Foto: Divulgação


No gastrobar italiano Pope, é claro que as pizzas não ficariam de fora do cardápio. No comando da cozinha, a pizzaiola Alê Sampaio mostra sua criatividade, emponderamento e versatilidade no preparo das deliciosas pizzas. Entre os destaques, Marea (molho romesco e nduja, mexilhões marinados, pimentões, tomate confit, manjericão e raspa de limão siciliano) e a tradicional Carbonara.




Foto: Divulgação

No esquema delivery, a Ramiro Pizzas oferece as redondas no estilo napolitano e com uma massa com longa fermentação - o processo por lá dura 48h. À frente da casa, está o chef e empreendedor Bruno Magalhães, que prioriza em todas as pizzas insumos de qualidade e oriundos de pequenos e grandes produtores nacionais. Além disso, ao lado do chef, está o pizzaiolo Agaciano Rodrigues, que também assina o cardápio. Na parte de "clássicos", destaque para a Marguerita (pomodoro pelati italiano, mussarela, tomates piccolo, manjericão fresco e orégano) e Marinara (pomodoro pellati italiano, alho assado, manjericão, parmesão e orégano).


A Ramiro também apresenta sabores "especiais", como Bacon Artesanal (pomodoro pelati italiano, mussarela, fatias de bacon artesanal, cebola, alho assado e orégano), Burrata (pomodoro pelati italiano, mussarela, tomates cereja, creme de burrata fresca, pesto de manjericão, azeite extravirgem e orégano).



Foto: Divulgação


Com uma unidade em Icaraí (Niterói) e em Botafogo, a Broto é para aqueles que amam as redondas que fazem referência às clássicas de Nápoles e de Nova York. Com massas que passam por um longo processo de fermentação, o que as tornam mais leves e saborosas, as pizzas ainda podem ser harmonizadas com uma excelente carta de drinks e em um ambiente charmoso e descolado. Entre os sabores, destaque para os tradicionais indispensáveis, como Calabraza Especialle (mozzarella, calabresa, cebola roxa, tomates confit, manjericão e azeitona), Napolitana (scamorza, molho de tomate e basílico) e Cabra da Pesto (mozzarella, queijo de cabra, presunto de parma e molho pesto).


E aí, já conhece alguma dessas? Aproveita para comentar as suas pizzarias favoritas!

48 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page