top of page
  • Foto do escritorMarcella Maia

Roteiro gastronômico em Ipanema

Um dos bairros mais famosos e ecléticos do Rio de Janeiro, Ipanema tem sempre uma novidade, um novo restaurante para conhecer. No ano passado, novos restaurantes e bares deliciosos inauguraram pelo bairro e, por isso, resolvi fazer este roteiro gastronômico com as novidades que chegaram no turístico bairro da cidade.


Fotos: Marcella Maia

Na altura do Arpoador, o Boteco Boa Praça, sucesso na unidade do Leblon, chegou no bairro explorando ainda mais aquela essência que o carioca ama: boteco com ambientes ao ar livre e boa localização. No cardápio, destaque para o involtine de camarão, parmegiana no palito, queijo brie derretido em uma massa folhada, croquetes e para finalizar, as rabanadas quentinhas e super saborosas!

Fotos: Marcella Maia

Não preciso nem falar que é uma boa pedida para um happy hour com chopp gelado, além de drinks refrescantes.



Para quem é apaixonado por comida asiática, Ipanema recebeu, em agosto de 2021, o Spicy Fish. Na esquina da Maria Quitéria com Barão da Torre, o restaurante foi criado para ser uma experiência de excelência desde o ambiente até os pratos. A inspiração do restauranteur Leonardo Rezende, também à frente do Pici Trattoria, Roi Méditerranée (SP), L’Atelier Mimolette, Oia e Posì, é de ser uma casa que nos remetesse a um momento especial em Bali, onde ambiente e gastronomia nos envolvem.


O cardápio é comandado pelo chef Emerson Kim, ex-chef de um dos japoneses mais badalados de SP, Makoto. No Spicy Fish, as criações contam com peixes frescos, que podemos perceber a cada prato experimentado, como tuna tataki, Spicy pork yaki noodles, Spicy Salmon belly e o rock shrimp, um camarão empanado com aioli apimentado e cebolete. Aliás, a bossa entre sofisticação, qualidade e tradição renderam ao Spicy Fish o título de Melhor Asiático do Rio pelo Prêmio Comer & Beber da Veja Rio.



A nova casa do chef Elia Schramm chegou em Ipanema causando um burburinho enorme. Em um charmoso casarão na Barão Torre, Elia traz para o seu primeiro restaurante próprio uma gastronomia afetiva. Afinal, o nome Babbo é uma homenagem ao pai do chef, já que em italiano “babbo” é papai.


Além de uma decoração que mostra o lado afetivo do chef com lembranças de sua família, no cardápio, a inspiração italiana também ressoa nos pratos, como o steak tartate, o polvo grelhado com batata crocante e o uova “pepenara”, um ovo mollet com tagliollini no molho cremoso de bacon, vinho branco e pimenta-reino. Nas sobremesas, é difícil resistir ao fondant de chocolate belga.


4- Mäska

Foto: Marcella Maia

Em uma das ruas mais charmosas de Ipanema, o Mäska tem sido um dos restaurantes mais badalados da cidade desde a sua abertura em agosto do ano passado. No comando da cozinha está o chef Pedro Coronha, um carioca que teve passagem no famoso restaurante Noma, na Dinamarca, que com 3 estrelas Michelin, é considerado o melhor restaurante do mundo pela lista “The World’s 50 Best”.

Foto: Marcella Maia

Quando fui conhecer a casa, que possui um menu com toques mediterrâneo, brasileiro e asiático, o ambiente e a sua decoração intimista chamaram a atenção. Do cardápio, entradas como a croqueta de bochecha de porco e o steak tartare defumado são sugestões imperdíveis e que destacam a essência do restaurante. De principal, optei pelo polvo com purê de baroa, crouton, tomates marinados e aioli. Durante a semana, o Mäska oferece ainda um menu executivo com criações especiais do chef que tem conquistado cada vez mais o paladar dos cariocas.





Nada tão carioca quanto o Belmonte! Afinal, com alguns endereços pela cidade, a nova casa em Ipanema conta com quase 600m², rooftop com vista para a praia e para o Morro Dois Irmãos. No cardápio, a parrilla é um dos destaques, além dos clássicos de bar.


Na esquina da Farme de Amoedo com Vieira Souto, o terraço é definitivamente um dos locais mais disputados da nova casa da clássica rede de bares. O cardápio vasto e completo conta com aquelas tradicionais pedidas de boteco, como filé aperitivo no pão italiano, picanha grelhada e fatiada com aipim e molho gorgonzola que casam perfeitamente com os drinks feitos na casa e um chopp gelado. Vai dizer que não é uma ótima sugestão para um pós-praia?



6- Allma

O Allma chegou em Ipanema trazendo um novo conceito para a gastronomia carioca: é o primeiro flexitariano da cidade, ou seja, por lá vamos encontrar um cardápio saudável que reúne opções veganas, vegetarianas e pratos com frango, peixes e frutos do mar.



Na casa que fica na esquina da Joana Angélica com Nascimento Silva, os chefs Diego Gimenez e Lidiane Barbosa estão à frente do menu criativo e saboroso, que priorizam sempre os pequenos produtores regionais. Dentre os destaques, atum com arroz negro, picadinho de cogumelos, moqueca de pupunha e peixe com pirão e banana da terra.


Além disso, aos sábados e domingos, a partir das 9h, o Allma oferece brunch aos clientes com sugestões clássicas de café da manhã, como torrada com ovos cremosos e creme de abacate e, para beber, a sugestão são os deliciosos smoothies.




Sabe restaurante que é a cara do Rio? No estilo que o braseiro que o carioca ama, o Pura Brasa tem sido um verdadeiro burburinho na cidade. Ele reúne três coisas que amamos: carne boa, serviço rápido e chopp gelado. Precisamos falar alguma coisa a mais? Acho que sim! Para começar, o pão de alho com a linguiça de churrasco já diz para o que veio a nova casa que fica na Barão da Torre com Vinícius de Moraes. Outra sugestão ideal para compartilhar é a fraldinha bem suculenta acompanhada por batatas portuguesas sequinhas e crocantes.





No verão, os quiosques pela orla são uma das pedidas mais acatadas pelos cariocas e turistas. O de Lamare é comandado pelo chef Lucas Lemos, chef executivo da casa, e seu cardápio foi assinado pela chef consultora Lelena Cesar. Por estar localizado em frente à praia, o grande destaque do menu são os frutos do mar, como o salmão gravlax e lobster salad.





Um dos locais que mais representa o DNA carioca, o Talho Capixaba chegou em Ipanema no final de 2021 bem em frente à Praça Nossa Senhora da Paz. Parte da nossa história desde 1958, o Talho de Ipanema conta com uma charmosa casa de 3 andares para ser destino a qualquer hora do dia: café da manhã, almoço e um pós-praia com seu cardápio diverso e saboroso!



10- Dengo


Os fãs de chocolate já podem sorrir! A brasileiríssima Dengo abriu sua Concept Store recentemente na Garcia D'Ávila, onde funcionava a HStern Home e a loja ficou lindíssima! Ao entrar, o cheirinho de chocolate pelo ambiente já nos embala por uma experiência diferenciada na loja de 100m². Seja para tomar um café ou uma passada rápida para comprar um chocolate, a Dengo se destaca pelos seus chocolates que priorizam ingredientes nacionais sem nenhum tipo de adição de açúcar ou conservantes químicos.


E aí já conhece alguma dessas boas novas de Ipanema? Conta pra gente qual seu favorito!

105 visualizações0 comentário
bottom of page