top of page
  • Foto do escritorMarcella Maia

6 hotéis pelo mundo onde história e arte predominam

Atualizado: 6 de jul. de 2022

Além da hospitalidade e de um serviço atento, muitos hotéis destacam-se por outros motivos, como o interesse no mundo das artes e também pela sua história ao longo dos anos. Arquitetura, design, história e arte mesclam-se em perfeita harmonia e sincronicidade em alguns hotéis pelo mundo, sendo chamarizes para a hospedagem. Por isso, selecionei 5 hotéis pelo mundo que merecem ser visitados por toda sua importância histórica e também por seu apreço às artes.



Foto: Divulgação


Localizado na Via Veneto, em Roma, e em frente à Embaixada dos EUA e próximo dos Parco Villa Borghese, está o Baglioni Hotel Regina. A propriedade é tida como uma das mais antigas residências da Rainha Margherita, que fora uma das primeiras rainhas italianas, e também foi o hotel que hospedou a cantora e artista Lady Gaga em sua Suíte Presidencial durante as gravações de seu último filme, House of Gucci.

Com estilo art déco italiano, o hotel foi construído em 1892 e até hoje é um dos mais exuberantes de Roma. Da atenção aos detalhes ao serviço impecável, que é marca registrada dos hotéis Baglioni, o Baglioni Hotel Regina mescla um design clássico e contemporâneo. Além disso, seus quartos e suítes são bem ambientados e espaçosos, igualmente equipados com os itens necessários para uma excelente hospedagem.

Outro ponto a se considerar é que além de toda a sua bagagem histórica, o hotel possui alguns quartos que possuem vista para importantes cartões-postais de Roma, como Coliseu e Capela Sistina.



Foto: Acervo Pessoal


O majestoso portão de madeira logo na entrada do Saxon, situado em Sandton, bairro mais nobre da cidade, já nos deixa pista do que o hotel nos reserva. Lembro como se fosse hoje a sensação de chegar a um dos hotéis mais icônicos da África do Sul! Na história, em 1994, o Saxon foi a moradia de Nelson Mandela, que escolheu o local para morar por 6 meses para terminar a sua autobiografia “Long Walk to Freedom”, logo após sair da prisão. Com isso, a suíte em que ele morou leva seu nome como homenagem até hoje.


Além disso, todo o hotel é repleto de história para contar. Por toda a construção, podemos encontrar fotografias, livros e quadros que retratam a história do primeiro presidente eleito democraticamente no país. Com um ambiente que nos faz esquecer que estamos em Johannesburg, principal cidade da África do Sul, é difícil querer sair do hotel: a piscina principal nos impressiona pelo seu tamanho e também pelo visual, sem contar a piscina aquecida, lago de carpas e também uma academia que funciona 24 horas.



Foto: Divulgação


Cercado pelas famosas praias de água cristalina e areia bem branca, o JOALI Maldives está localizado em Raa Atoll, que fica a aproximadamente a uns 40 minutos do aeroporto de Male de hidroavião. No entanto, não é apenas a beleza natural que chama atenção. Eleito hotel 5 estrelas pelo Forbes Travel Guide 2022, o JOALI Maldives é o primeiro e único retiro imersivo de arte nas Maldivas. Considerado uma verdadeira galeria de arte, artistas locais foram os responsáveis por toda arquitetura e arte encontradas no hotel para valorizar a arte das Maldivas.

Com sua filosofia “Alegria de Viver”, o JOALI Maldives se define pelo luxo não convencional que estamos acostumados. As suas 73 villas sobre as águas cristalinas são servidas por mordomos dedicados, que por lá, recebem o nome de “jadugars”, que no idioma local significa “mágico”. Além disso, o hotel possui um compromisso não só com a hospitalidade e com a arte, mas também com a alta gastronomia, oferecendo o que há de melhor, como o premiado Saoke, um restaurante japonês. Uma vez nas Maldivas, relaxar é preciso e necessário. Outro destaque do JOALI Maldives é o JOALI spa by ESPA, que conta com tratamentos exclusivos e experiências imersivas totalmente relaxantes.



Foto: Divulgação


Em Bal Harbour, Miami, o Ritz Carlton Bal Harbour chama atenção por sua impressionante coleção de arte avaliada em $3,5 milhões. Para quem ama arte e museus, o hotel é um dos mais indicados para se hospedar quando tiver uma viagem planejada para uma das cidades mais visitadas da Flórida.


Foto: Divulgação


Inspiradas na natureza, as artes espalhadas pelo Ritz Carlton Bal Harbour fazem parte do que conhecemos sobre arte contemporânea, seguindo uma linha dramática. O grande destaque é que o hotel vem, há anos, adquirindo as peças, transformando o hotel em uma verdadeira galeria de arte desde do lobby até os quartos e suítes.


Ao todo, são mais de 400 obras de arte, que incluem quadros, trabalhos em papel, fotografias e esculturas. A curadoria da coleção de arte segue a linha contemporânea com traços de sofisticação e elegância. Com isso, a decoração promove um ambiente multifacetário, com obras que combinam perfeitamente com os elementos arquitetônicos, a iluminação e as texturas dos materiais.



Foto: Divulgação


Um dos mais icônicos hotéis do Brasil, o Copacabana Palace carrega consigo uma infinidade de histórias para contar. Localizado em frente à praia de Copacabana, cartão-postal do Rio de Janeiro, já passaram pelo hotel inúmeras celebridades nacionais e internacionais, como a Princesa Diana, Madonna, Catherine Zeta-Jones, Mick Jegger, Albert Einstein, Louis Armstrong, Nat King Cole, Marilyn Monrow, Frank Sinatra e vários outros.



Foto: Divulgação


Inaugurado em agosto de 1923, o hotel é um verdadeiro símbolo de luxo e sofisticação no Rio de Janeiro. Ao todo, são mais de 10 mil metros quadrados que reúnem lazer, gastronomia, spa e vista exuberante para a praia, sem contar a sua decoração clássica, sem abrir mão da contemporaneidade.


Foto: Divulgação


Aliás, é possível conhecer o hotel sem se hospedar, como aproveitar um delicioso brunch a beira da piscina ou também conhecer o Cipriani, um dos restaurantes mais sofisticados da cidade.



Foto: Divulgação


Espetacular desde a chegada, o The Dolder Grand é um daqueles hotéis de tirar o nosso fôlego. Situado em Zurique, o hotel respira arte contemporânea, sem falar no restaurante estrelado e no spa, que também já levou o título de ser o melhor do mundo.


Foto: Divulgação


No alto das montanhas suíças, mais especificamente em Adlisberg Hill, o hotel está a aproximadamente 20 minutos do aeroporto e a pouquíssimos minutos do centro de Zurique. Símbolo da elegância, sofisticação e de um atendimento excepcional, conta com uma arquitetura imponente. Além disso, não preciso nem dizer que a paisagem, digna dos contos de fadas, é um dos destaques que fazem do The Dolder Grand uma opção maravilhosa de estadia em Zurique.




Foto: Divulgação


Apesar de ter sido inaugurado em 1899, o The Dolder Grand passou por quatro anos de reforma e reabriu em 2008 com mais de 170 quartos modernos e bem equipados assinados pelo arquiteto inglês Norman Foster. Por todo hotel, cujo prédio principal lembra um verdadeiro castelo, podemos nos impressionar com as mais de cem obras de artes espalhadas pelo ambiente, que mesclam, em perfeita sinergia, a modernidade e a história desde a sua inauguração.


E aí, conhece algum dos hotéis mencionados? Aposto que depois de conhecer um pouco sobre a história de cada um deles, a única vontade é arrumar as malas e partir para o aeroporto!

18 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1件のコメント


Andrea Carneiro
2022年6月17日

Adorei!!💚

いいね!
bottom of page